V I S I T A N T E S

Contador de visitas

quarta-feira, 3 de junho de 2009


As Nações Unidas se esforçam para levantar fundos para a proteção dos primatas ameaçados de extinção devido a doenças (inclusive Ebola), ao desmatamento, ao conflito armado e à caça por sua carne ou para torná-los animais de estimação.
Em 1º. de dezembro de 2008, em Roma, durante a Convenção das Nações Unidas sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres, foi declarado o ano de 2009 como o Ano do Gorila, com a ajuda do Príncipe Albert II de Mônaco e representantes governamentais de mais de 100 países, que se reuniram para discutir sobre o aumento significante de quase 30 espécies silvestres ameaçadas de extinção por causa da poluição, da mudança climática e da caça predatória exagerada.
Em 30 de outubro de 2008, o Diretor-Geral da UNESCO, Sr. Koïchiro Matsuura, declarou estar alarmado com os incidentes violentos acontecidos na província de Kivu do Norte na República Democrática do Congo, apoiando a declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Ban Ki-Moon, convidando todas as parte a cessarem imediatamente as hostilidades e a se esforçarem para resolver as questões de forma pacífica. Esta violência ameaça a integridade do sítio do patrimônio mundial “Parque Nacional Virunga”, o qual acolhe relevante biodiversidade biológica e onde se situa o habitat das populações remanescentes de gorilas da montanha, espécie altamente ameaçada. Os guardas florestais do parque não conseguem mais patrulhar a área e o habitat dos gorilas está ameaçado pela troca de tiros que lá acontece.
O Sr. Matsuura também expressa que a inscrição deste sítio na lista do patrimônio mundial confirma o grande valor universal e apela à toda a comunidade internacional para garantir a proteção do patrimônio mundial e dos gorilas. O Diretor-Geral também pede aos combatentes a respeitarem a integridade do sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade e resolver o conflito e restabelecer a paz.
Este ano, um relatório publicado pela International Union for Conservation of Nature [União Internacional para a Conservação da Natureza] advertiu que quase metade das 634 espécies e subespécies de primatas do mundo estão ameaçadas de extinção devido às ações indevidas realizadas pelo homem
. (UNESCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário