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segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mostra FIESP-CIESP de Responsabilidade Socioambiental de 25 à 28 de agosto

http://www.fiesp.com.br/socioambiental/

O desafio da nova economia com responsabilidade socioambiental para a sustentabilidade global
Com o amadurecimento do conceito de sustentabilidade, as empresas estão cada vez mais atentas e preocupadas com a importância da responsabilidade socioambiental como ferramenta para se destacar e aprimorar sua imagem junto aos seus stakeholders. O consumidor do século XXI está mais informado e consciente, privilegiando empresas que disponibilizam informações detalhadas sobre sua cadeia de suprimentos, sua produção e o impacto social e ambiental que a mesma causa.
Empresas que colocam a responsabilidade social no centro de sua estratégia de negócio serão mais competitivas e ganharão um diferencial importante em um mercado cada vez mais exigente.
Este conceito de sustentabilidade vale, principalmente, para empresas brasileiras que atuam em setores de maior competitividade ou comoditizados, que têm sua imagem comprometida por artigos negativos, que são divulgados nos principais veículos internacionais de forma sensacionalista, prejudicando o produto nacional.-->

Histórico e Objetivos
O objetivo do evento é ser um veículo para divulgação das práticas de Responsabilidade Social realizadas por diversos setores, além de consolidar uma pauta social afirmativa, criar uma agenda sobre o tema e articular estas empresas para o desenvolvimento sustentável global. Foi uma iniciativa do Consocial (Conselho Superior de Responsabilidade Social) e do Cores (Comitê de Responsabilidade Social) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Foi constatado que as empresas possuíam apenas a publicação do Balanço Social para demonstrar o seu lado social. No entanto, o mesmo não oferece o alcance necessário para se consolidar uma pauta social afirmativa, com repercussões de maneira positiva para as corporações.
Visando atender às necessidades das empresas, foi realizada uma pesquisa, em 2006, com mais de 70 entidades empresariais, que participaram de cafés da manhã recepcionados pelo então presidente do Consocial, Prof. Paulo Renato Souza. A partir desses eventos, foram criados grupos de trabalho com os gestores das áreas de Responsabilidade Social e Ambiental.
A Mostra foi adquirindo seu formato atual e a iniciativa foi muito bem recebida pelas empresas, que reconheceram, nesta iniciativa, um eficiente instrumento de comunicação. O evento firma-se como um canal para interlocução entre as empresas, universidades, organizações não-governamentais, órgãos públicos, veículos de comunicação e sociedade como um todo. A Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental é uma realização do Cores, em parceria com o DMA (Departamento de Meio Ambiente), o SESI (Serviço Social da Indústria) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o respaldo do Consocial e do Cosema (Conselho Superior de Meio Ambiente).

Parceiros:
- 2,5 bilhões de dólares dos EUA são investidos anualmente em projetos comunitários (Guia da Cidadania Corporativa e Avaliação dos Balanços Sociais);
- 60% das empresas do Brasil desenvolvem ou apóiam ações sociais (Guia da Cidadania Corporativa e Avaliação dos Balanços Sociais);
- Projetos e ações sociais têm foco em diversos públicos, sejam crianças, adolescentes, jovens, famílias, comunidades;
- Projetos e ações sociais têm foco em diversas áreas de atuação, seja educação, saúde, meio ambiente, cultura, comunidade, esporte, trabalho e renda;
- Para cada público e para cada área de atuação, diversas ações são desenvolvidas o que possibilita um número infinito de resultados;

É uma exposição na qual as empresas podem adquirir estandes para expor conceitos, projetos realizados, propostas, produtos e serviços, apresentando ao público seu investimento social. Vale ressaltar que no espaço é possível realizar apresentações, demonstrações e performances socioculturais.
A Mostra é aberta à participação de entidades internacionais de desenvolvimento e meios de comunicação do Brasil e do exterior. Outros países interessados em tomar parte no evento podem fazê-lo por meio de suas Câmaras de Comércio e Indústria, Consulados e Embaixadas.
Os visitantes terão acesso a palestras, debates, painéis de universidades e apresentação de cases sobre investimentos sociais privados e públicos, empreendedorismo social, parcerias público-privadas e desenvolvimento sustentável.Feira e Congresso

- estandes para exposição de projetos realizados, propostas, conceitos, produtos e serviços de empresas interessadas em mostrar ao público seu investimento social, com possibilidade de realizar apresentações, demonstrações e performances socioculturais
- palestras, debates, painéis de universidades e apresentações de cases sobre investimentos sociais privados e públicos, empreendedorismo social, parcerias público-privadas e desenvolvimento sustentável

Propostas da Mostra
- Divulgar e promover conceitos e práticas de responsabilidade socioambiental empresarial, por meio da exposição integrada de projetos desenvolvidos pela iniciativa privada, mostrando o capital privado a serviço do bem público;
- Promover a apresentação e a discussão das práticas do setor;
- Promover o desenvolvimento de novos projetos de responsabilidade socioambiental empresarial;
- Promover o desenvolvimento de novos empreendedores sociais;
- Agregar todos os setores envolvidos para fortalecer o crescimento e o desenvolvimento da sustentabilidade;
- Propiciar a formação de parcerias e a multiplicabilidade de projetos já implantados.

Público Alvo:
- Empresários de organizações de todos os portes;
- Governos Federal, Estaduais e Municipais;
- Universitários e docentes;
- Colaboradores, fornecedores, clientes e acionistas das empresas;
- Organizações não-governamentais

Fonte: FIESP

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