V I S I T A N T E S

Contador de visitas

sábado, 24 de outubro de 2009

Brasil propõe meta climática para todos os países da Amazônia


Brasil propõe meta climática para todos os países da Amazônia
Da Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil quer que todas as nações amazônicas adotem uma meta conjunta para a reunião climática da Organização das Nações Unidas em dezembro, disse na segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O país vem buscando uma posição mais ativa nas discussões climáticas, visando à redução das emissões globais dos gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta.
Lula cogita convidar os presidentes dos países abrangidos pela Amazônia para discutirem a questão em 26 de novembro, disse ele a jornalistas após uma reunião em São Paulo com seu colega colombiano, Álvaro Uribe.
O Brasil é um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa e deve anunciar até o final do mês as metas de redução que está disposto a assumir na reunião climática da ONU em Copenhague, que deve adotar um tratado que prorrogue ou substitua o Protocolo de Kyoto.
Uma das possibilidades cogitadas é que o Brasil congele suas emissões nos níveis de 2005.
Lula disse na semana passada que o Brasil, que ocupa a maior parte da Amazônia, reduzirá o desmatamento em 80 por cento até 2020, em relação à média de 1995 a 2005.
A Amazônia também abrange os territórios de Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
(Reportagem de Guillermo Parra-Bernal)

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário