V I S I T A N T E S

Contador de visitas

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Água no Planeta


O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e ilhas). Fica bem mais fácil entender isso olhando no globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto que a parte em marrom representa a terra.


Vamos imaginar que toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro. Se tirássemos toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Só que a porção de água doce disponível para consumo direto não representa mais do que algumas gotinhas retiradas deste copinho. Pouco, não é?

Sem dúvida, não há quem não goste de brincar na água salgada do mar, quando se vai à praia. Acontece que ela não potável, ou seja, não se pode bebê-la. A água apropriada para o consumo humano é a doce. E essa água doce representa apenas 2,7% do total de águas do mundo (os outros 97,3% são água salgada, disposta em mares e oceanos). A distribuição da água doce do planeta se dá dessa maneira:

0,01% nos rios.
0,35% em lagos e pântanos.
2,34% nos pólos, geleiras e icebergs.
97% em leitos subterrâneos.


A água doce disponível no planeta se apresenta cada vez mais insuficiente para matar a sede da humanidade. Os brasileiros até que são privilegiados, já que detém em seu território 13,7% da água doce do mundo. Deste total, 80% estão nos rios da Amazônia. São Paulo abriga 1,6% de toda essa fatia brasileira.

Para que a água continue sendo potável (aquela que se pode beber) e suficiente para todos os brasileiros, é necessário que cuidemos muito bem dela, evitando desperdícios. Desta forma, preservaremos nosso planeta e deixaremos uma boa herança para as próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário