V I S I T A N T E S

Contador de visitas

domingo, 12 de junho de 2011

Colocar em órbita um mega parassolSão Paulo – Em dias muito ensolarados, há quem só saia de casa munido de uma sombrinha. E se a mesma lógica fosse ap

Erupções no sol

São Paulo – Em dias muito ensolarados, há quem só saia de casa munido de uma sombrinha. E se a mesma lógica fosse aplicada para combater os efeitos do aquecimento global no mundo? A ideia de bloquear a incidência de luz solar na Terra, por incrível que pareça, já existe e tem seus defensores. O professor Roger Angel, do Arizona, que ajudou a criar o maior telescópio do mundo, acredita que o poder do sol poderia ser reduzido pela colocação de um parassol gigante no espaço.

O “guardassol” de 100 mil quilômetros quadrados seria composto de trilhões de lentes que reduzem em 2% a intensidade da luz solar. Essa estrutura colossal seria posicionada a 1,5 milhões de quilômetros do nosso planeta, para orbitar em um local conhecido como L1, um ponto de equilíbrio gravitacional entre o Sol e a Terra. Mas lançar no espaço 20 milhões de toneladas (peso estimado das placas) exigiria esforços extras e muito grana para desenvolver, por exemplo, um lançador eletromagnético, que seria posicionado no alto de uma montanha onde a resistência do ar é menor.

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/8-projetos-radicais-para-salvar-o-planeta?p=2#link

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário