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sábado, 11 de junho de 2011

Série sobre energia Plano de aula 2 - Etanol e biodiesel


Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Paisagem local

Conteúdo
Cultura e ambiente

Introdução
Este é o segundo de uma série de quatro planos de aula sobre a questão da energia no Brasil e no mundo. No plano anterior (Fontes de energia), foram examinados a oferta e o consumo de energia por fonte em diferentes países e foi ressaltada a grande dependência em relação aos combustíveis fósseis. Foram mostradas, também, situações como a do Brasil, que conta hoje com uma matriz energética mais equilibrada e diversificada. Neste e nos próximos planos, serão examinadas em detalhes as fontes de energia alternativas ou complementares e seu potencial para substituir fontes convencionais de elevado teor energético, mas poluentes e não-renováveis, como o petróleo.

Na aula anterior, foi analisado o papel da energia hidrelétrica, em especial para o caso brasileiro. Neste plano, vamos examinar a produção de etanol e de biodiesel no Brasil e no mundo e seus usos e finalidades, fazendo uma comparação com as fontes fósseis. Se necessário, retome com os estudantes dados e conceitos discutidos nas aulas anteriores.

Objetivos

• Identificar e analisar processos produtivos, o papel e a importância da produção de álcool combustível e biodiesel a partir de diferentes matérias-primas vegetais.
• Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.

Conteúdos específicos
Fontes de energia alternativas ou complementares; etanol.

Anos
1º ao 5º

Tempo estimado
Três aulas

Desenvolvimento das atividades

Primeira aula
Como vem se configurando a produção de etanol e biodiesel no Brasil e no mundo? Quais seus usos e finalidades e também suas repercussões? Em que medida tais opções energéticas podem ser uma alternativa frente ao uso de combustíveis fósseis? Como ficará a situação do Brasil, que acaba de descobrir imensas reservas de petróleo nas profundezas do oceano? São questões que chamam a atenção e podem mobilizar os estudantes para estudos e pesquisas, projetos de trabalho e sequências didáticas na escola.

Proponha aos estudantes um levantamento: como fazem seus deslocamentos diários de casa para a escola? De automóvel, transporte coletivo, a pé, de bicicleta? Quantos se valem de transporte escolar? Utilizam esquemas de carona com colegas? Quantas vezes por semana? Aproveite e peça que anotem se os veículos utilizados, nos casos em que isso ocorre, são movidos a gasolina, etanol ou óleo diesel. Para iniciar o levantamento, proponha que cada um liste os modos e meios de transporte utilizados. Em seguida, organize no quadro, com a participação de todos, um levantamento geral da classe. Peça que anotem os resultados, que servirão de referência para uma roda de conversa na aula seguinte.

Segunda e terceira aulas
Inicie a aula retomando os resultados do levantamento feito pelos alunos. Faça uma roda de conversa e pergunte o que acham de usar meios motorizados e não-motorizados de transporte. Procure saber a opinião deles a respeito das eventuais consequências. Informe, por exemplo, que o veículo a gasolina tem maior rendimento, mas emite mais gases poluentes e de efeito-estufa. Os movidos a álcool, por sua vez, são menos poluentes, mas possuem rendimento mais baixo que os que levam gasolina nos tanques. Peça também que se pronunciem sobre a possibilidade e viabilidade de fazer deslocamentos a pé ou em meios não-motorizados para a escola. Eles poderão, com isso, refletir sobre o que precisa ser feito na cidade ou no município para que tais opções possam ser utilizadas – caso da construção de ciclovias. Para encerrar, proponha a criação de painéis ou folhetos sobre os meios de transporte e respectivo combustíveis e a importância de ampliar o uso de fontes e meios alternativos para os deslocamentos.

Avaliação
Nas turmas do Fundamental I, deve-se examinar a participação de indivíduos e grupos nas tarefas individuais e coletivas e nos levantamentos propostos. Leve em conta o envolvimento e as contribuições de cada um e a compreensão das noções em jogo. Examine com atenção os painéis ou folhetos preparados por eles. No Fundamental II, é essencial avaliar o domínio progressivo de conceitos, noções e processos, como os de recursos e fontes energéticas renováveis e não-renováveis e suas relações com as dimensões econômica, social e ambiental. Avalie o conjunto das produções de textos explicativos, dos quadros e dos relatórios e apresentação de pesquisas. Reserve um tempo para que as turmas avaliem a experiência e o tema estudado.

Quer saber mais?

Bibliografia
Dossiê Terra - O Estado do Planeta 2010, National Geographic, Ed. Abril, tel. (11) 3037-6004.
(Consulte também a edição 2007 da publicação, Dossiê Terra: por uma Vida Sustentável no Século XXI, e o especial Energia para o Futuro, da Revista National Geographic, publicado em 2009).
Atlas da Situação Mundial, Dan Smith, Cia. Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799.

Internet
Balanço Energético Nacional 2008
Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e pela Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.

Consultoria: Roberto Giansanti
Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/etanol-biodiesel-brasil-mundo-510167.shtml

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