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sábado, 11 de junho de 2011

A energia eólica no Brasil e no mundo


Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais

Conteúdo
Energia e Combustíveis

Introdução
Este é o último plano de aula de uma série de quatro propostas sobre energia no Brasil e no mundo. Nos planos anteriores (“A Questão da Energia no Brasil e no Mundo”, “Etanol e Biodiesel no Brasil e no Mundo” e “O aproveitamento da energia solar”), foram examinados a oferta e o consumo de energia por fonte em diferentes países, a matriz energética brasileira, o papel dos combustíveis fósseis e as fontes que vêm se consolidando nos últimos anos, como o etanol, o biodiesel e a energia solar.

A expansão de fontes alternativas está entre os principais desafios energéticos do mundo contemporâneo, para superar a dependência em relação aos combustíveis fósseis e os presentes impactos sociais e ambientais de seu uso. Outro dado fundamental é o fato de que o petróleo e o carvão mineral, por exemplo, são recursos finitos, não-renováveis – o que impõe a busca por fontes limpas, sustentáveis, renováveis e viáveis economicamente.

Neste plano, vamos examinar o papel da energia eólica, suas formas de obtenção, tecnologias, benefícios e a capacidade instalada em diferentes países e regiões do planeta para produzi-la. Se necessário, retome com os estudantes dados e conceitos apresentados nas aulas anteriores.

Objetivos
• Identificar e analisar os processos produtivos e a importância da energia eólica no Brasil e no mundo
• Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos naturais disponíveis

Conteúdos específicos
Fontes de energia alternativas ou complementares; energia eólica

Ano
1º ao 9º ano

Tempo estimado
Três aulas

Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Como funciona a geração de energia a partir da força e do movimento dos ventos? Como é possível captar essa energia natural para gerar eletricidade? Como está hoje a implantação desse sistema nos diferentes países e regiões do planeta? Quais as regiões com maior capacidade instalada? Em que pé está o Brasil em termos de energia eólica?
Essas são algumas das questões que devem ser respondidas para avaliar o uso de energia eólica como fonte alternativa ou complementar no mundo atual.

Proponha à garotada a confecção de cataventos de papel. Explique à turma que o brinquedo reproduz os movimentos dos antigos moinhos de vento – usados para moer grãos e outros alimentos. Com ele, é possível ter noção dos princípios envolvidos na geração de energia a pela força dos ventos.

Para esta aula, os alunos vão precisar dos seguintes materiais: cartolina, papéis coloridos, canudos grossos ou palitos de espetinho de churrasco, alfinetes ou tachinhas, régua, tesoura e cola. Acompanhe com atenção o manuseio desses materiais, para evitar acidentes.

As etapas para a construção do catavento são:

1) Colar os papéis coloridos sobre a cartolina ou fazer um desenho para enfeitá-la;
2) Marcar e recortar um quadrado de cerca de 20 cm de lado;
3) Dobrar o quadrado duas vezes deixando linhas diagonais marcadas e recortar ¼ de cada linha (veja figura 1).
4) Dobrar as pontas de cada lado recortado e colar no centro do quadrado (veja figura 2).
5) Colar um pequeno pedaço de cartolina no centro do catavento para dar mais estabilidade.
6) Pregá-lo em um espetinho ou canudo com alfinete ou tachinha (veja figura 3).

Ilustrações: Beto Uechi/Pingado


Ilustrações: Beto Uechi/Pingado

Terminada a confecção dos brinquedos, eles podem ser colocados em local aberto para que se movimentem. Os alunos terão a chance de verificar a força e a direção do vento, que movimenta as pás do catavento, a exemplo dos moinhos de vento. Peça que registrem as etapas e conversem sobre os resultados. Eles serão aproveitados nas aulas seguintes.

Segunda e terceira aulas
Com base na experiência do catavento, os alunos podem fazer pesquisas sobre o aproveitamento histórico da energia eólica. Isso inclui os barcos a vela, comuns no Egito há cerca de 4 mil anos, e os moinhos de vento para moer grãos, comuns na Babilônia em 2.000 a.C., e na antiga Pérsia (atual Irã), por volta de 200 a.C (ver indicações de sites sobre o tema ao final deste plano).

Peça que todos coletem figuras, ilustrações, fotografias e outras imagens e construam painéis ou cartazes sobre a evolução do uso da energia eólica no mundo. Lembre-os de incluir os avanços atuais, como as modernas torres de pás e turbinas para geração de eletricidade. Os estudantes devem criar um título para o trabalho, escrever legendas para as figuras e redigir um texto sobre o uso dos ventos para produzir energia limpa e renovável. Os trabalhos podem ser expostos na escola para outras turmas.

Quer saber mais?

Bibliografia
Dossiê Terra: por uma Vida Sustentável no Século XXI, e o especial Energia para o Futuro, publicados em 2009 pela Revista National Geographic.

Internet
Atlas da Energia-Aneel

Balanço Energético Nacional 2008, publicado pelo Ministério das Minas e Energia e pela Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.

Como tudo funciona, portal com informações sobre Energia Eólica.

Consultoria: Roberto Giansanti
Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-eolica-brasil-mundo-515970.shtml

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